ANIMAL DE ESTIMAÇÃO PODE MELHORAR A SAÚDE DE SERES HUMANOS.

A ciência já comprovou que animais de estimação fazem bem a saúde. Pesquisadores da Universidade de Uppsala, na Suécia, terminaram estudo de 12 anos que mostrou que, para pessoas que vivem sozinhas, a presença de cães diminui em 33% as chances de morte e em 36% o desenvolvimento de doenças cardiovasculares. A possibilidade de infarto cai 11%. Já para quem mora com mais pessoas, os benefícios são um pouco menores: risco de morte reduzido em 11% e de doenças do coração por volta de 15%.

O amor incondicional que os animais de estimação têm por seus tutores e vice-versa é essencial para o combate de diversas doenças, principalmente os males emocionais. Chamado de pet terapia ou Terapia Assistida por Animais, o uso de bichos domésticos para fins terapêuticos já é reconhecido pelo Conselho Federal de Medicina e pelo Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional. Em alguns estados brasileiros, como Mato Grosso, São Paulo e Rio Grande do Sul, leis foram sancionadas para permitir a presença de animais de estimação em hospitais públicos e privados, como forma de auxílio terapêutico, em especial de doenças como depressão e ansiedade.

As pesquisadoras Andreia Maria Heins Vaccari e Fabiane de Amorim Almeida do Hospital Albert Einstein constataram que a visita dos animais para crianças doentes descontrai o ambiente, propicia maior interação do paciente com os profissionais e demais crianças. Contribui também para que a criança se torne mais cooperativa nos procedimentos hospitalares, além de atuar como estratégia alternativa no alívio da dor e do desconforto. Constatam que essa atividade traz benefícios não só para a criança, mas também para os adultos que cuidam dela.

Um estudo feito pela Universidade de Nova York, mostrou que os pets são uma das melhores maneiras de combater o estresse. A pesquisa testou níveis de estresse nas pessoas em situações sozinhas, com seu parceiro, com seu animal e com seu parceiro e animal. Eles notaram que a ocasião de maior relaxamento e tranquilidade foi quando estava com seu animal.

Está claro que esta convivência reduz a sensação de solidão, a ansiedade e a depressão. O contato com os animais, faz os seres humanos produzirem mais hormônios como a ocitocina, prolactina e a serotonina que melhoram o humor.

Muitas famílias escolhem ter um cão para brincar com os filhos, outras preferem não ter animais pois acreditam que os filhos possam desenvolver alergias. Porém, a chance de a criança ter este tipo de problema são 40% menores tendo um animal de estimação. Isto porque a convivência com eles desenvolve um sistema imunológico mais forte, este efeito não acontece entre os adultos que já sofrem de alergias. Segundo cientistas da Universidade de Melbourne, animais de estimação podem fazer bem para a saúde das crianças. Depois de fazer uma pesquisa com aproximadamente 8.500 adultos, eles descobriram que as crianças que foram expostas a animais até os cinco anos tiveram menores taxas de alergia nasal na adolescência.

Criar um bicho em casa ajuda a reduzir a pressão sanguínea, colesterol e o triglicérides. Melhorando a função cardíaca e prevenindo doenças cardiovasculares. Passear com cachorro é uma boa maneira de perder peso, estas caminhadas diárias são mais frequentes do que se a pessoa não tivesse um animal de estimação.

Ter animal de estimação é efetiva medida preventiva para a saúde física e mental dos seres humanos.

 Eduardo Ribeiro Filetti é médico veterinário , professor universitário , pós graduado em Clínica Veterinária de Pequenos Animais , pós graduado em Cirurgia de Pequenos Animais , Fitoterapeuta , mestre em Saúde Publica e membro da Academia Santista de Letras

ANSIEDADE DE SEPARAÇÇAO NOS ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO.

Assunto: ANSIEDADE DE SEPARAÇÇAO NOS ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO- POR EDUARDO
RIBEIRO FILETTI

Os cães   sofrem com a ansiedade da separação e alguns donos desconhecem o
que esta patologia  que existe no mundo atual.

 Os médicos veterinários estudam muito esta doença quando os animais
apresentam comportamentos de pânico e descontrole excessivos.

Os pets tem amor muito grande pelos seus tutores e cria dependência afetiva
.
Quando mais cedo for diagnosticado , a resolução do problema fica mais fácil
, embora dependa do entendimento dos tutores que muitas vezes não aceitam
saber que  são os responsáveis pelos problemas.

Um dos primeiros sintomas é que quando o cão fica sozinho ,late de maneira
excessiva. Os vizinho geralmente reclamam dos latidos. Outro sintoma é que o
pet destrói a porta ou portão da casa.O pet muita vezes faz as necessidades
fisiológicas em locais errados . Muitos praticam automutilação , como
arrancar os pelos das patinhas, se machucando .

Alguns pets podem ter febre e diarréia .Os cães com ansiedade precisam de
carinho e amor . Algumas raças tem maior propensão a ter esta patológica .
Os cães de pequeno porte como Spitz Alemão , Maltes .Yorkshire, Shit Tzu ,
Pug pelo fato de serem animais de compania.

Algumas dicas ,quando sair de casa no exagere na hora de se despedir do seu
cão.Ao retornar converse com ele naturalmente e passe tranqüilidade .É
preciso que seu cão entenda que você vai voltar .Enalteça as atitudes
positivas quando o pet ficar sozinho em algum ambiente de casa.

Eduardo Ribeiro Filetti é medico veterinário e professor universitário

Mestre em Saúde Pública , especialista em clinica de pequenos animais e
cirurgia .

Fitoterapeuta , Vice presidente da SOS ANIMAIS DE RUA  e do Comite
Metropolitano prol dos Animais .

DE EXERCÍCIOS MODERADOS COM SEU CÃO

PRÁTICA DE EXERCÍCIOS MODERADOS COM SEU CÃO - EDUARDO RIBEIRO FILETTTI

Alguns exercícios podem ser feitos como o seu cão para fortalecer os órgãos internos, tonificar musculatura e melhor a circulação queimando calorias e evitando a obesidade.

Cães que não praticam exercícios físicos estão propensos a tensão, ansiedade e inapetência.

Você  junto com seu animal de estimação estará estabelecendo uma relação de amor e confiança e com certeza ele vai responder melhor aos comandos.

O dono nesta situação assume o papel de líder e esta provado que os cães atendem melhor as pessoas que consideram lideres .

Quando os exercícios são feitos a dois aumenta o rendimento ,pois se torna mais estimulante.

A caminhada é um excelente exercício físico ajudando na circulação sanguínea  e força muscular.

Para começar ideal é começar a andar uns 500 metros pode dia em passo normal e depois de alguns dias aumentar a velocidade e distância.

Para quem for correr ideal começar andando para acostumar o organismo do pet.Antes de começar com qualquer programa de exercícios  físicos  deverá ser avaliada a saúde do pet.

Somente após consulta a um médico veterinário o cão pode ser liberado para fazer exercícios .

Eduardo Ribeiro Filetti é médico veterinário e professor universitário.

 

ABRIL LARANJA COMBATE AOS MAUS-TRATOS CONTRA ANIMAIS

ABRIL LARANJA COMBATE AOS MAUS-TRATOS CONTRA ANIMAIS - POR EDUARDO RIBEIRO FILETTI

 

Com o grande objetivo de combater os maus-tratos contra animais , Santos lança a campanha Abril Laranja , para conscientizar a população sobre a importância de cuidar bem dos animais e de denunciar casos de abuso e negligência , assegurando que os pets recebam cuidados , respeito e amor.

Muitos comportamentos podem prejudicar a saúde e bem estar dos animais sendo muito importante estas ações por parte das prefeituras .

O abandono , agressão física , falta de higiene , confinamento inadequado , falta de água e comida e cuidados médicos veterinários fazem parte dos maus-tratos , a sociedade tem que ficar vigilante e denunciar sempre que tivermos irregularidades .

Qualquer ação que cause sofrimento, dano físico ou psicológico para os animais é considerado crime .

Existem cidades que tem leis rigorosas contra confinamento em locais pequenos, falta de higiene e qualquer tipo de crueldade contra animais.

Haverá um dia que os homens conhecerão o intimo dos animais ,  e nesse dia , um crime contra um animal será considerado um crime contra a humanidade- Leonardo da Vinci.

Eduardo Ribeiro Filetti médico veterinário, professor universitário, mestre em Saúde Pública , pós graduado em Clínica de pequenos animais , pós graduado em Clínica e Cirurgia de Felinos , Fitoterapeuta e membro da Academia Santista de Letras .

489399.png
Filetti
Nosso blogueiro de Pets
Veterinário Especialista
nos animais queridos dos usuários!

Blogueiro Contato

filetti@filetti.com.br
© 2024, São Vicente City. Blog dos Pets

Search